Sessão CineUFSCar na Semana dos Estudantes Indígenas

CineUFSCar, V Semana dos Estudantes Indígenas e Centro de Culturas Indígenas realizam sessão da série documental “Índios no Brasil”. Serão exibidos quatro episódios da série e após a exibição haverá debate mediado por Gegê Pankaruru, representante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar.

Índios no Brasil
Reportagem de Ailton Krenak | Produção: TV Escola e Vídeo nas Aldeias | 1999 | Documentário | Brasil
Classificação livre
Presentes na história do Brasil desde antes do descobrimento, no ano de 1500, os povos indígenas sofreram preconceito, discriminação e hoje são retrato da resistência cultural e religiosa no país. A partir do olhar de quatro adolescentes que visitam aldeias pelo país, trechos de filmes e depoimentos de estudiosos, a série mostra como a população indígena brasileira é vista e tratada atualmente, além de documentar a relação dessas etnias com a natureza, com o sobrenatural e com os não-índios.
A sessão é gratuita, aberta ao público e tem início às 19:30, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos.

Quem são eles
18 minutos
Ao aprender a história do Brasil, muitas vezes a população indígena é retratada com discriminação, como um povo relacionado a atraso, preguiça e selvageria. Com isso, o contexto atual dessas etnias acaba ficando de lado. Neste episódio, integrantes das tribos Krenak (MG), Kaxinawá (AC), Ashaninka (AC), Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Kaingang (SC) conversam sobre o assunto, mostrando seus pontos de vista sobre a forma que são tratados na sociedade.

Nossas línguas
19 minutos
No desenrolar dos anos após o descobrimento do Brasil, em 1500, missões religiosas e ações governamentais praticaram uma forte repressão sobre os povos indígenas, prejudicando as práticas culturais nas aldeias e até mesmo proibindo a língua nativa. Mesmo assim, atualmente 180 línguas ainda são faladas no país por 200 etnias que resistiram ao preconceito e opressão. Neste episódio, debatem o tema índios das tribos Pankararu (PE), Baniwa (AM), Baré (AM), Tariano (AM) e Kaingang (SC).

Boa viagem Ibantu
17 minutos
A realidade indígena muitas vezes é diferente do que costumamos ver nos livros ou filmes. Este episódio apresenta impressões de quatro adolescentes que fizeram uma visita à reserva indígena dos Krahôs, em uma região de divisa entre Tocantins e Maranhão. Eles tiveram a oportunidade de conviver com os índios, conversar com eles sobre os costumes e até serem batizados, ganhando um nome indígena durante o ritual.

Quando Deus visita a aldeia
16 minutos
Depois de passar um tempo conhecendo a cultura da reserva indígena dos Krahôs, Rita, Samara e Miguel viajam até o interior do Mato Grosso do Sul, onde vão conviver com os índios Kaiowás. Neste episódio da série Índios do Brasil, eles aprendem mais sobre a cultura indígena e falam das diferenças com que se depararam na aldeia, além das impressões provocadas pelos cantos, forma de se vestir, a forte influência da religião no cotidiano dos integrantes e a organização da tribo.

Gegê Pankaruru
é da etnia Pankaruru de Pernambuco, estudante de Letras-inglês da Universidade Federal de São UFSCar), representante do Centro de Culturas Indígenas da UFSCar.

Serviço
DATA: 09/05/2019, às 19:30.
LOCAL: Teatro Florestan Fernandes – Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, ao lado da Biblioteca Comunitária da UFSCar.
SESSÃO GRATUITA

Clique aqui para acompanhar este evento no Facebook!

There are no comments so far

Leave a Comment

Não usaremos seu e-mail para spam

Don't worry. We never use your email for spam.