
CineUFSCar, SAADE e CCI apresentam: Terras Brasileiras – Sessão de Acolhimento aos Estudantes Indígenas Ingressantes na UFSCar
O CineUFSCar, em parceria com a SAADE e CCI convida todas e todos para a sessão de acolhimento aos estudantes indígenas na próxima quarta-feira, 20 de março.
Será exibido o documentário “Terras Brasileiras”, dirigido por Dulce Queiroz. O filme aborda a questão da demarcação de terras indígenas a partir da realidade dos índios Guarani-Kaiowá, de Mato Grosso do Sul.
A exibição será seguida de um debate com os estudantes indígenas da UFSCar, mediado por Geovane Diógenes da Silva, do Centro de Culturas Indígenas, cuja proposta é fazer uma discussão a respeito do território: o que representa o território para cada etnia e comparar a realidade de cada povo com o enredo do filme.
SOBRE O EVENTO
Nome: CineUFSCar, SAADE e CCI apresentam: Terras Brasileiras – Sessão de Acolhimento aos Estudantes Indígenas Ingressantes na UFSCar
Local: Teatro Florestan Fernandes.
Horário: 19h.
Data: 20/03/2019.
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, ao lado da Biblioteca Comunitário da UFSCar.
Valor da sessão: Gratuita.
Realização: CineUFSCar, Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e Centro de Culturas Indígenas (CCI)
SOBRE O FILME
Título: Terras Brasileiras
País: Brasil.
Gênero: Documentário.
Ano: 2017.
Duração: 55 min
Direção: Dulce Queiroz
Cor: Colorido.
Som: Estéreo
Língua falada: Português.
Classificação indicativa: 12 anos
Produzido por: TV Câmara
Qualidade da projeção: Arquivo em full hd.
Janela do filme: 16×9
Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=9CZelii-WoQ
Sinopse:
No sul do Mato Grosso do Sul, quase fronteira com o Paraguai, indígenas e produtores rurais disputam a posse da terra. Num clima tenso, sobram confrontos, despejos, ataques e até mortes. O conflito vem de séculos, provocado por erros do próprio Estado brasileiro. Agora, os dois lados exigem solução urgente. A disputa já se transforma numa tragédia de grandes proporções.
There are no comments so far