Aug

SOBRE O EVENTO
O CineUFSCar e a II Jornada Internacional GEMInIS trazem para São Carlos o documentário Projeto Vale do Rio de Lama: no Rastro da Destruição (Silvio Henrique Vieira Barbosa, 2016) seguido de debate com os realizadores. A sessão é gratuita e acontece no dia 17 de maio de 2016 as 18 horas, no Teatro Florestan Fernandes localizado na UFSCar.
O filme é a jornada de três jornalistas que percorrem a trilha de destruição causado pelo vazamento da barragem de lama da mineradora Samarco, seis meses após o desastre. Após a projeção do filme teremos debate com o roteirista e diretor Silvio Henrique Vieira Barbosa e parceiro de produção e professor Erivam de Oliveira.
A sessão faz parte da programação da II Jornada Internacional GEMInIS, que será realizada entre os dias 17 e 19 de maio de 2016. A Jornada tem como objetivo promover a discussão e debates sobre o tema “Entretenimento Transmídia: Conteúdos Multiplataformas”.
Filme com distribuição livre no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=lb1ZsDp1Bg0
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/536568873182525/
Divulgação do JIG: http://www.jig.ufscar.br/index.php/2016/05/17/documentario-vale-do-rio-da-lama-no-rastro-da-destruicao-integra-programacao-da-jornada-internacional-geminis/
SOBRE O FILME
Roteiro e Direção: Silvio Henrique Vieira Barbosa
País: Brasil
Gênero: Documentário
Ano: 2016
Duração: 24 minutos
Fotografia: Silvio Henrique Vieira Barbosa, Bárbara Arruda Souza e Erivan Oliveira
Edição: Leandro Arantes e Silvio Henrique Vieira Barbosa
Videografismo: Tiemi Yamamoto
Sinopse: Três jornalistas (69 anos e 10 meses de profissão), 3 mil quilômetros de estrada, 6 dias de viagem, 11 cidades e distritos, 4 rios, 4 estados… Nossa missão? Percorrer a trilha de destruição deixada pelo vazamento da barragem de lama da mineradora Samarco, pertencente aos grupos Vale do Rio Doce e à australiana BHP Billton, 6 meses após o desastre.
Site do filme: https://valedoriodelamablog.wordpress.com/sobre/
SOBRE O DEBATE
Erivan Oliveira
Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (1989); Especialista em Teoria da Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1997) e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo com a dissertação e documentário em vídeo: Hércules Florence: Pioneiro da fotografia no Brasil (2003). Atualmente é professor de fotojornalismo do Curso de Jornalismo da ESPM – Escola Superior e Propaganda e Marketing; é secretario geral da ARFOC – Associação do Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo; vice-presidente (cargo eletivo) da Casa Arte Cidadania, organização não governamental; Vice-diretor de Relações Institucionais do FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.
Silvio Henrique Vieira Barbosa
Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2006), Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP (1999), graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1987) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Professor do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado (MPPJM-ESPM) e da graduação em Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Professor Titular da Faculdade Cásper Líbero. Integrante do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura Visual (Facasper). É também professor do Curso Comunique-se, consultor em media training e o jornalista responsável pelo jornal bimestral da ONG VivaPacaembu por São Paulo.
Convidamos você para fazer parte dessa noite cinematográfica!
There are no comments so far