
O CineUFSCar e o Mês da Consciência Negra trazem pela primeira vez para São Carlos o fantástico documentário Pedra da memória (Renata Amaral, 2013). Em sessão gratuita seguida de debate com a diretora do filme, no dia 26 de novembro de 2014 as 19 horas, no belo Teatro Florestan Fernandes localizado na UFSCar.
Uma comunidade afro religiosa do Brasil viaja pela primeira vez ao Benin (África ocidental) indo ao encontro da cultura de seus ancestrais, com a qual dialogam cotidianamente. Em contraponto, na outra margem, este diálogo acontece com os Agudás, descendentes de ex-escravos brasileiros retornados ao Benin após a abolição, que cultivam também, há mais de um século, a cultura brasileira de seus antepassados.
Pedra da Memória é um documentário musical que propõe uma investigação estética entre os gêneros tradicionais dos dois países, revelando seus vínculos e particularidades, em uma aproximação poética conduzida pela memória do babalorixá Euclides Talabyan e os desenhos de Carybé.
O evento é uma parceria entre o CineUFSCar e o Mês da Consciência Negra. A sessão será seguida de debate com a diretora do filme Renata Amaral, Maria Walburga dos Santos e mediação de Danilo Alberto. Venham todos!
~PROGRAMAÇÃO~
Filme: Pedra da memória
Título original: Pedra da memória
País: Brasil e Benin
Gênero: Documentário musical
Ano: 2013
Duração: 60 minutos
Direção: Renata Amaral
Cor: Colorido
Som: Estéreo
Língua falada: Português e outro idiomas
Classificação indicativa: Livre
Projeção em alta definição
Janela do Filme: 1,77
Site do filme com maiores informações técnicas: http://maraca.art.br/
Trailer: http://vimeo.com/52105894
Sinopse: Pedra da Memória é um documentário musical que propõe uma investigação estética entre os gêneros tradicionais dos dois países (Brasil e Benin, na África Ocidental), revelando seus vínculos e particularidades, em uma aproximação poética conduzida pela memória do babalorixá Euclides Talabyan e os desenhos de Carybé.
SOBRE AS CONVIDADAS DO DEBATE
Renata Amaral (diretora do filme)
Formada em Composição e Regência pela UNESP, tem se apresentado em todo o Brasil e Europa ao lado de artistas como A Barca, Ponto br, Orquestra Popular do Recife, Tião Carvalho e outros.
É coordenadora da Maracá Cultura Brasileira, e produziu 27 CDs e 10 documentários de manifestações populares que receberam diversos prêmios como o Rodrigo Melo Franco de Andrade, do IPHAN, Rumos, do Itaú Cultural, Interações Estéticas e o Prêmio da Música Brasileira, entre outros.
Maria Walburga dos Santos (professora convidada)
Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar (DTPP/UFSCar). Participante dos grupos de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Criança, a Infância e a Educação Infantil: políticas e práticas da diferença” (UFSCar) e “Contextos Integrados em Educação Infantil” (USP). Na pesquisa, destaque para trabalho com Educação e comunidades quilombolas.
Mediação de Danilo Alberto
SERVIÇO
Mês da Consciência Negra e CineUFSCar apresentam: Pedra da memória
Local: Teatro Florestan Fernandes
Horário: 19:00
Data: 26/11/2014
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, ao lado da Biblioteca Comunitário da UFSCar
Sessão gratuita: Sim
Para maiores informações: www.cinema.ufscar.br
Realização:UFSCar, CCult, ProEx, Mês da Consciência Negra
PARA OS CINÉFILOS DE PLANTÃO
http://www.famalia.com.br/
There are no comments so far