
O CineUFSCar dessa vez tráz para São Carlos uma obra inesquecível de um artista genial! No dia 12 de novembro de 2014, as 19 horas, o belo Teatro Florestan Fernandes na UFSCar exibirá o filme Dominguinhos (Joaquim Castro, Eduardo Nazarian & Mariana Aydar, 2014) inédito em seus corações e em nossa cidade!
Dominguinhos é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos com artistas marcantes em sua trajetória. O filme propõe uma visão original sobre Dominguinhos, que revela o poder da música de uma maneira natural, espontânea e ao mesmo tempo precisa.
A produção conta também com preciosas participações de renomados artistas de nossa música, importantes parceiros da trajetória musical de Dominguinhos, como: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda, entre outros.
O evento é uma parceria entre o CineUFSCar e III SIM – Semana da Imagem e Som e da Música.
A sessão será seguida de debate com o diretor do filme Joaquim Castro e mediação de Suzana Reck Miranda.
~PROGRAMAÇÃO~
Filme: Dominguinhos
País: Brasil
Gênero: Documentário musical
Ano: 2014
Duração: 88 minutos
Direção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar
Cor: Colorido
Som: Estéreo
Língua falada: Português
Classificação indicativa: Livre
Projeção de alta definição
Janela do Filme: 1,77
Link para maiores informações técnicas do filme:https://www.facebook.com/
Site do filme: https://www.facebook.com/
Sinopse: Um retrato do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos (1941 – 2013), discípulo de Luis Gonzaga e autor de sucessos como “Eu Só Quero um Xodó”, “Gostoso Demais”, “De Volta Pro Aconchego” e “Lamento Sertanejo”. Sua obra revive em imagens de arquivo, derramando uma história que se multiplica em sons, versos e beleza.
SOBRE O CONVIDADO DO DEBATE
Joaquim Castro
Trabalha com audiovisual em cinema e teatro desde 2000. Fez diversos filmes em longa metragem e o vídeo de diversas peças de teatro. Diretor, montador e desenhista de som do filme “Dominguinhos”, montador, desenhista de som e câmera dos filmes “Olho Nu” de Joel Pizzini, sobre o cantor Ney Matogrosso e do filme “Jards” de Eryk Rocha (Melhor Direção no Festival do Rio 2012). Montou e desenhou o som de “Tamboro – Para Todos Sem Excessão”, de Sergio Bernardes Filho, (Melhor Montagem e prêmio especial do júri no Festival do Rio 2009). Montou e desenhou o som de “Agreste”, de Paula Gaitán (MoMA em N.Y e na 29a Bienal de S.P.). Câmera no filme “Luz nas Trevas” com roteiro de Rogério Sganzerla e dirigido por Helena Ignez, montou também o premiado “Terras” de Maya Da-Rin e este ano participou como câmera dos filmes “Campo de Jogo”de Eryk Rocha e “O Vento Lá Fora” de Márcio Debelian. Com o Teatro Oficina dirigiu o filme “Cypriano & Chantalan” e participou como câmera das peças “Os Sertões”, “Vento Forte”, “Os Bandidos”, “Taniko”, “O Banquete”, “Bacantes”, “Macumba Antropófaga” e está dirigindo o filme da peça “Cacilda!!”, todas dirigidas por José Celso Martinez Corrêa. Com a Cia dos Atores, fotografou, editou e dirigiu o audiovisual de sete peças no projeto “Cia dos Atores 20 anos – Auto-Peças” onde trabalhou com diversos diretores entre eles Amir Haddad, Aderbal Freire, Bel Garcia, Gustavo Gasparani, Enrique Diaz, entre outros…
Mediação de Suzana Reck Miranda
SERVIÇO
CineUFSCar e III SIM – Semana da Imagem e Som e da Música apresentam: Dominguinhos
Local: Teatro Florestan Fernandes
Horário: 19h00
Data: 12/11/2014
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, ao lado da Biblioteca Comunitário da UFSCar
Sessão gratuita
Para maiores informações: https://www.facebook.com/
Realização: UFSCar, CCult, ProEx, III SIM
PARA OS CINÉFILOS DE PLANTÃO
http://doclisboa.org/2014/
http://www.viff.org/
http://
There are no comments so far