
Mais uma vez CineUFSCar realiza uma sessão de cinema especial para a cidade de São Carlos, será exibido no dia 24/09/2014 as 19h o filme inédito The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz (Brian Knappenberg, 2014), em alta definição, excepcionalmente no Anfiteatro Bento Prado Jr localizado na Universidade Federal de São Carlos.
O filme narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante toda a sua vida, Aaron usou a programação computacional como uma forma de nos ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente. Em uma destas tentativas, Aaron irá usar a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos irá conduzir um processo criminal contra Aaron, que termina por levá-lo ao suicídio.
Aclamado pelo hackers e cinéfilos o filme é distribuído gratuitamente por seus realizadores através da internet, as legendas foram feitas colaborativamente e seguem sendo traduzidos para os mais diversos idiomas, contanto essa história para os quatro cantos do mundo.
A sessão será seguida de debate com João Carlos Massarolo, Aracele Torres, Filipe Saraiva e mediação de Dario Mesquita. Estão todos convidados!
~PROGRAMAÇÃO~
Filme: The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz
País: EUA
Gênero: Documentário
Ano: 2014
Duração: 105min
Direção: Brian Knappenberg
Cor: Colorido
Som: Estéreo
Língua falada: Inglês
Legendas: Português
Classificação indicativa: 10 anos
Link para maiores informações técnicas do filme: http://www.imdb.com/title/
Site do filme: https://www.youtube.com/watch?v=vXr-2hwTk58
Sinopse: O filme narra a história do jovem Aaron Swartz (1986-2013), um jovem programador norte-americano que acreditava na mudança radical do mundo através da internet e da computação. Durante toda a sua vida, Aaron usou a programação computacional como uma forma de nos ajudar a resolver problemas e tornar o mundo um lugar mais democrático, justo e eficiente. Em uma destas tentativas, Aaron irá usar a rede do MIT (Massachusetts Institute of Technology) para realizar o download massivo de milhões de artigos acadêmicos de uma base de dados privada chamada JSTOR. Nesse meio-tempo, o Ministério Público dos Estados Unidos irá conduzir um processo criminal contra Aaron, que termina por levá-lo ao suicídio.
SOBRE OS CONVIDADOS DO DEBATE:
João Carlos Massarolo
Cineasta, professor universitário; Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, “São Carlos / 68” e “O Quintal dos Guerrilheiros” (2005). Publicou: A indústria Audiovisual e Os Novos Arranjos da Economia Digital (2010), Narrativa Transmídia: a arte de construir Mundos (2011) e Das possibilidades narrativas nas plataformas de mídia (2012), entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos; coordenador do grupo GEMInIS e Editor da Revista GEMInIS.
Aracele Torres
Doutoranda e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua na área de História da Ciência e da Técnica e atualmente desenvolve trabalhos sobre tecnologia digital e utopia.
Filipe Saraiva
Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório de Análise de Sistemas de Energia Elétrica – LASEE, onde desenvolve pesquisas na aplicação de sistemas multiagentes para simulação computacional de smart grids. Entusiasta do software livre com participação em várias comunidades, em especial como desenvolvedor no KDE e empacotador no Mageia.
Mediação de Dario Mesquita
SERVIÇO
Nome: CineUFSCar apresenta: The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz
Local: Anfiteatro Bento Prado Jr
Horário: 19:00
Data: 24/09/2014
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – SP-310, próximo da Biblioteca Comunitário da UFSCar
Sessão gratuita: Sim
Para maiores informações: www.cinema.ufscar.br
Realização: UFSCar, CCult, ProEx, GEMInIS
PARA OS CINÉFILOS DE PLANTÃO!
Crítica publicada sobre o filme:
http://www.rogerebert.com/
There are no comments so far